Os Desafios da nova realidade na área da psicologia esportiva

Alguns atletas expressam angústia e ansiedade de estarem longe das atividades esportivas, tudo isso devido ao momento delicado da pandemia causada pelo novo Coronavírus. É indiscutivel que a situação atual está nos desafiando a aprender a viver “um novo normal”, com restrições e longe de tudo que estávamos acostumados.

No esporte, o cenário não é diferente, todos os envolvidos procuram formas de lidar com esta nova realidade. Mas mesmo com este esforço, a instabilidade leva a consequências emocionais.

Estudiosos ressaltam que jogadores de futebol encaram a ansiedade crescente diante do contexto do isolamento social. A incerteza também faz parte desta realidade.

O período é muito desafiador e pode trazer alguns transtornos emocionais, levando sempre em consideração o histórico do atleta, sua genética, histórico pessoal e o ambiente. As causas dos transtornos emocionais são múltiplas, o atleta também precisa ter uma predisposição para transtornos.

Devido a pandemia, o atleta pode sofrer um nível de ansiedade elevada, um nivel de ociosidade um pouco maior, uma dificuldade de adaptação a determinadas situações as quais não estavam acostumados.

É possivel amenizar possíveis transtornos mantendo uma rotina minimamente desenvolvida de exercicios, tal prática é fundamental para conseguir se sentir vivo, pois o atleta vive de seu corpo e de sua mente.

 

 

                                                                                      Sabrina Mara de Paulo Albino

                                                                                               CRP-MG 04/42823

Leave a Reply

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support