CBF divulga lista de clubes formadores e Dínamo está entre os três de MG

Um dos 28 clubes formadores de atletas do país e entre os três de Minas Gerais. A Associação Esportiva Dínamo Esporte está ao lado do Clube Atlético Mineiro e América Futebol Clube como clubes mineiros especializados na formação de jogadores. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista atualizada das equipes que possuem o Certificado de Clube Formador (CCF) no inicio deste mês. Grandes clubes do futebol brasileiro como o Cruzeiro, Corinthians, Vasco e Athetico Paranaense não receberam a certificação.
O clube araxaense é a única equipe do interior do Estado de Minas Gerais a compor a lista que possui na sua grande maioria equipes da elite do futebol brasileiro. Para obter a certificação, as instituições esportivas devem cumprir requisitos obrigatórios exigidos pela Lei Pelé, como por exemplo, programa de treinamento esportivo e escolar; assistência médica, psicológica e odontológica; boa condição de alimentação, entre outros.
“O trabalho que realizamos tem como missão utilizar o esporte como uma ferramenta de inclusão social e formação de pessoas com responsabilidade social. Receber essa certificação de clube formador é muito importante para a nossa instituição e para toda a sociedade araxaense, que possui um projeto reconhecido nacionalmente. Uma conquista que não seria possível sem o apoio da Lei do Incentivo ao Esporte, por meio do Ministério da Cidadania e parcerias como da CBMM e da Bem Brasil, empresas que acreditam que é possível transformar vidas através do esporte”, destaca o presidente da Associação Dínamo, Ayres Donizete de Paulo.
De acordo com o presidente, o objetivo é consolidar o Dínamo como um dos principais clubes de formação do país. “Ficar ao lado de grandes clubes do futebol brasileiro neste seleto grupo de equipes formadoras de atletas é um incentivo para profissionalizar ainda mais nosso trabalho e transformar esse clube do futebol araxaense em um dos principais do país. Temos projetos importantes em desenvolvimento, mas não podemos nos esquecer da razão pela qual esse trabalho foi iniciado: a formação de cidadãos com responsabilidade social. É a cidade de Araxá no cenário nacional por meio do esporte”, ressalta o presidente.

Benefícios

Com a certificação da CBF, que tem a duração de um ano, a Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube tem como benefícios: o direito de assinar o primeiro contrato profissional com o atleta e a preferência na renovação; a garantia legal para evitar o aliciamento de terceiros e abandono intencional do atleta; o recebimento de todos os investimentos na formação se não assinar o primeiro contrato por oposição do atleta ou quando ele se vincular a outro clube sem autorização do clube formador.

Leave a Reply

cinco × 2 =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support